sexta-feira, 14 de novembro de 2008

GRASSE - SUL DA FRANÇA


 









.

É por aqui a rota do perfume...


























Grasse é uma cidade situada no sul da França famosa por ser o berço da perfumaria internacional. Foi, inclusive, tema de livro e filme chamado “Perfume”- A história de um assassino e lançado em 2006, que recomendo assistir. A cidade tinha um museu especializado no assunto que foi fechado por quatro anos para obras de reforma e expansão: o Musée International de la Parfumerie.
No filme a cena onde Baldini descreve os doze componentes que formam o perfume e os compara a notas musicais é brilhante. Enquanto Baldini extrai de Jean Baptiste novas fórmulas de perfumes que lhe trazem o sucesso e riqueza de volta, este aprende formas de conservar os cheiros através da destilação. Mas isto não funciona para o tipo de cheiro que Jean Baptiste quer conservar. Baldini lhe fala então da técnica da "enfleurage" que é praticada em Grasse no sul da França.Dos 45 mil habitantes, 2.700 trabalham no mercado das essências, no qual a cidade é referência mundial não somente para perfumes como também para a indústria alimentícia e de cigarros. Dois terços da produção de aromas da França saem do centro industrial de Grasse, onde o volume de negócios chega a US$ 600 milhões de dólares por ano." No ar, cheiro de história.Além de almíscar, âmbar, rosas, jasmim, lavanda, íris e mimosa, alguns dos segredos da alquimia sofisticada desta fábrica de aromas fundada no século XVIII. Na maior das lojas Fragonard, o passeio começa pelo museu do perfume, onde é possível acompanhar todo o processo de fabricação das essências de hoje e do passado.






A cidade é um charme, é pequena mas em cada esquina uma surpresa, é bom explorar a região sem pressa.

Produção dos perfumes franceses
Você tem alguma idéia de como um perfume é produzido? A produção começa como uma fórmula de óleos essenciais extraídos de fontes naturais. A combinação de aromas é criada por um perfumista, chamado de nariz, devido ao seu excepcional olfato.
Um perfume pode utilizar até 300 essências, extraídas de plantas, empregando diferentes métodos: destilação a vapor, extração por solventes, e enfleurage à froid (para as essências caras ou fortes). Por esse processo, florescências penetrantes descansam por meses em camadas alternadas com gorduras, até que estas se tornem saturadas. Os óleos são então lavados com álcool e quando este evapora, o que resta é a essência do perfume. E os franceses tem um cuidado especial com o tipo de terra, o cultivo e e a extração das essências e então aí faz a diferença e serem tão preciosos e valorizados os famosos perfumes franceses.

A qualidade da terra e do clima, permitiu que o jasmim, continuasse a ser o bem mais precioso da cidade de Grasse. A "flor" como simplesmente é conhecido o jasmim, é uma fragância verdadeiramente discreta, mas sensual. Feminina por natureza, esta flor possibilitou a inspiração aos várias artistas, de vestirem este perfume com um frasco único, digno de uma majestade da região de Provence.
Há o museu do perfume Fragonard onde é exibido todo o processo de produção do perfume, e tem sua fábrica de seus produtos à venda que são de excelente qualidade, vale a visita.
A colheita começa logo de madrugada e termina antes do meio dia, entre os meses de Julho e Outubro. As mãos das mulheres ou das crianças, são as contempladas para a colheita do jasmim. Na fábrica, depois de passarem pelo método denominado de enfleurage, grande parte da produção é adquirida pela Chanel (Nº5), Cacharel (Anais Anais), ou Nina Ricci (L’air du Temps).
















A cidade é cheia de ruelas, como bem ilustra essas fotos.
















Há também muitas lojas de perfumes pela cidade com fragâncias excelentes, e para todos os gostos com ótima opção de presente. 
Deixe-se mergulhar aromáticamente nos encantos dos aromas de Grasse
Praça principal no centro da cidade



Grasse tem a melhor qualidade de rosas francesas (a centifolia, ou rosa de Grasse), usada por muitos perfumistas.

A diferença de cada tipo de perfume é graduada pela concentração, como um Eau de parfum vai ser mais concentrada em perfume, em torno de 15%. Uma eau de toilette vai ter entre 8 e 12% e uma eau de cologne vai ter bem menos, em torno de 6%, o que faz com que a eau de parfum deva ser usada com moderação (geralmente em ocasiões especiais).
Interessante saber  que determinadas secreções corporais sejam perfumadas, como o musc (que vem do cabrito) e ambre (uma  secreção intestinal de cachalote). Mas  meu olfato dá preferência pelos perfumes de origem natural de plantas, pois confere um odor mais agradável.



Um comentário: