domingo, 18 de outubro de 2009

GORDES



Esta foto ilustra como Gordes foi erguida no alto de uma montanha e onde já se avista muito antes de chegar.




 





GORDES
Foi erguida sob uma rocha, a chegada à Gordes impressiona. É um dos vilarejos mais típicos, considerada oficialmente uma das mais bonitas aldeias da França – a perfeita tradução da Provence.
Habitada primeiramente pelos Gauleses, seu nome original “Vorda” significa    Vila Alta.
O castelo ao alto, cercadode árvores, dá ao lugar um encantamento único. A luz dourada refletida de suas muralhas atraiu e inspirou diversos pintores como Marc Chagal entre outros.
Durante a Segunda Guerra, Gordes se tornou um importante centro ativista patriota e apesar de ter sido bombardeada pelos alemães, não foi destruída. Por causa disto, a população recebeu a Cruz da Guerra em 1948.



A feira em Gordes que já é tradicional em frente ao Castelo, veja as mudas de oliveiras à venda e as lavandas de lilás azulado intenso onde traduz o clima romantico da Provance.





Detalhe da construção com subida íngrime para à Praça principal da cidade.





A cidade medieval está muito preservada, foi construida com pedras secas, e há oliveiras cultivadas até em vasos como bem ilustra a foto ao lado.











Praça principal onde acontece uma feira tradicional com venda de iguarias da provence.





 





 



Mapa ilustrando a rota de Provence com as cidades mais interessantes.











 




















Há um filme interessante "Um bom Ano" com Russel Crowe onde a Provence serviu de inspiração para o filme,  com passagem por Gordes, recomendo assistir.















Nenhum comentário:

Postar um comentário