segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

TRIBUTO À VINCENT VAN GOGH




Saída do quarto de Van Gogh






















Outro ângulo do quarto onde esteve internado durante seu tempo de "loucura", observe o quadro reproduzindo sua orelha cortada.









As lavandas formam um belo cenário.







Detalhe do pátio interno do hospital.
Quadro dos mais conhecidos e original de Van Gogh exibido no Museu D 'Orsay de Paris.






 






Algumas reproduções de seus quadros foram inspiradas nas lindas paisagens da Provence, como ciprestes e flores.

Alguns pertences de Van Gogh na época em que esteve internado, e nos dias de hoje está aberto à visitação em Saint-Remy-de-Provence.




Reprodução de seu quadro belíssimo retratando as árvores florescendo.

CENTRE CULTUREL ET TOURISTIQUE VINCENT VAN GOGH - FRANCE - 13210 SAINT-REMY-DE-PROVENCE.


Entrada para o quarto com uma reprodução de um de seus quadros já no período de "loucura".



De passagem por St Remy encontrei esse lindo recanto onde vim a descobrir que era um hospício que Van Gogh esteve internado por um período crítico de sua vida.
Entrada principal com reprodução de seus quadros ao ar livre.





Centro Cultural e Tourístico Vincent Van Gogh situado em Saint-Remy-de-Provence é visita obrigatória pelo valor histórico e pela passagem de Van Gogh no seu estado crítico de loucura.




Quarto de Van Gogh com o quadro retratando sua orelha cortada já no seu período de "loucura".














Pertences intactos e bem conservados.













De passagem por St Remy encontrei esse lindo recanto onde vim a descobrir que era um hospício que Van Gogh esteve internado por um período crítico de sua vida.































Depois que cortou uma das orelhas e a ofereceu a uma prostituta de Arles, Van Gogh foi internado numa clínica em Saint-Rémy. É fato amplamente conhecido que a morte do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), em 29 de julho de 1890, ocorreu dois dias após uma tentativa de suicídio com um tiro no peito. Mas o que o teria levado a tirar a própria vida. Que doença atormentava um dos artistas mais brilhantes de todos os tempos. As respostas a estas perguntas nos levam a uma fascinante viagem no tempo.O pai de van Gogh era pastor e a mãe também era protestante, o que lhe rendeu uma educação bastante rígida. Adulto, Van Gogh resolve mudar-se para Paris, onde residia seu mais querido irmão, Theodorus, ou Theo. Este era marchand, e Van Gogh, como não conseguiu vender os próprios quadros, talvez tenha pensado que o irmão pudesse obter sucesso em comercializar suas obras. Algum tempo depois, completamente desajustado mentalmente, Van Gogh decide que só alcançará o sucesso se trocar a metrópole parisiense por uma cidade do interior. Escolhe então a cidadezinha de Arles, ao sul da França. Seu sonho é montar um ateliê comunitário, no qual trabalhariam com ele
outros pintores. Para isso, aluga uma casa que lhe servirá também de residência. Mundialmente conhecida como a "Casa Amarela", situava-se na Praça Lamartine. Van Gogh acomoda-se no primeiro andar. Para ornamentar o próprio quarto, ele começa a pintar um quadro com girassóis, mas não gosta do resultado e continua pintando outros até achar um que o agrade. Noite de 23 de dezembro Paul Gauguim percebe passos atrás de si, vira-se assusta-se com a visão de um Van Gogh transtornado e segurando uma navalha. Ao ouvir o grito do amigo, Van Gogh gira sobre si mesmo, sai correndo e some na escuridão. Este incidente é apenas o início de uma noite que beira a tragédia. Van Gogh vai ao prostíbulo onde mora Rachei. Ela logo percebe que a orelha esquerda do pintor está sangrando. Ele entrega um lenço ensangüentado à prostituta e lhe pede para guardá-lo com tradução da notícia "No último domingo às 11:30h da noite Vicent Van Gogh, pintor nascido na Holanda , entrou na casa de tolerância nº 1, à procura de uma tal de Rachel e lhe entregou sua orelha dizendo: guarde isto cuidadosamente - após o que saiu em disparada .Informada do ocorrido, que só poderia ter sido praticado por um alienado, a polícia foi a sua casa na manhã seguinte e o encontro no seu leito quase sem sinais de vida . O infeliz foi em seguida admitido de urgência no hospício".Cabe, por fim, ressaltar que Cornelius, irmão de Van Gogh, também se suicidou e que sua irmã Wilhelmina morreu louca, internada em um hospício, reforçando a idéia de componente familiar genético na doença de Van Gogh - a psicose maníaco depressiva, hoje chamada de distúrbio bipolar do humor.
Foi aqui que pintores como Vincent Van Gogh, buscou inspiração para grande parte de suas obras geniais. Atraídos por uma luz natural incomum, que torna mais saturadas as cores vibrantes de extensos campos de lavandas, girassóis, papoulas e outras flores de estação, os artistas foram os primeiros a se interessar pelo clima ameno, a vida simples.




Presto uma homenagem póstuma a este expressivo pintor Vincent Van Gogh pelo legado deixado em suas obras de arte tão bem ilustradas aqui neste blog.


























































































Um comentário: