segunda-feira, 27 de outubro de 2008

BELA ITALIA


Veneza está se afogando. Não com a rapidez de um Titanic, mas com aquela persistência dos fenômenos da natureza capazes de derrubar todos os esforços humanos para salvar a soberba cidade plantada sobre uma laguna. A elevação do nível do mar, causada pelo aquecimento do clima, aliada à falta de esgoto e à poluição da laguna, tem feito com que a famosa "água alta" — a maré cheia que avança sobre a Praça de São Marcos, ponto mais baixo e famoso da cidade — tome proporções desmedidas. As previsões são de que em cinqüenta anos ficará alagada diariamente. A cidade dos canais sempre se alagou. Os venezianos escolheram construir a cidade num canto estratégico da laguna — do ponto de vista do século VI, quando o fator determinante era a proteção aos ataques inimigos, quanto mais água melhor. Desde então, a água é a sina de Veneza. Depois da tragédia de 1966, quando uma maré de 2 metros de altura devastou a cidade, o Parlamento italiano aprovou às pressas a construção de diques móveis nas três ligações entre a laguna e o Mar Adriático. Nunca foram construídos. Uma verba de 1 bilhão de dólares para obras de saneamento e restauração de Veneza foi igualmente por água abaixo, sem que a cidade ficasse mais seca e segura.
Os venezianos têm planos mais modestos, como subir as calçadas e instalar portas estanques na entrada dos prédios mais vulneráveis — mas não é com esses métodos paulistanos que se vai preservar um dos mais espetaculares patrimônios da humanidade. Há duas semanas, o Fundo Veneza em Perigo, organização dedicada a preservar a cidade, propôs um plano estratégico em várias frentes, que inclui obras e investimentos pelos próximos cinqüenta anos. Uma primeira providência reduziria a poluição de Veneza por meio de tratamento do esgoto (a cidade não tem rede coletora e os dejetos são simplesmente lançados nos canais). Seria preciso também reverter a erosão na laguna e impedir os estragos causados pelos grandes navios no vizinho Porto de Marghera, o quinto maior da Itália.
"Só então seria possível começar a isolar progressivamente a laguna do mar, o objetivo maior", diz Edmund Penning-Rowsell, professor da Universidade de Middlesex, na Inglaterra, e autor de uma proposta apresentada na semana passada. Ele sugere trabalhos de escoramento costeiro aliados ao incentivo do renascimento da vegetação de mangue, que no passado afunilava as entradas dos canais e evitava marés tão avassaladoras. É um projeto para gerações.






Pádova é uma cidade encantadora, com a Basílica de Sto Antonio como principal atração turísitca.
O interior da Basílica é ricamente ornamentadas com o teto em fundo azul marinho e com contornos em dourado, é belíssimo, uma visita imperdível.


As biclicletas fazem parte do cotidiano de Pádova, há muitas pelo centro da cidade.


















Ilha de Murano, fábrica de vasos de vidro murano, tudo artesanal e com direito a ver de perto como fabricam .





O charme de Turim




















TURIM - Palacio do governo









Teatro de Turim, muito lindo











Milão e sua charmosa praça da Duomo




Ah Firenzi é parada obrigatória.








A Duomo de Firenzi é uma atração à parte, com 3 tonalidades de mármore, digna de admiração...
Piazza del Duomo, um dos pontos de referência da cidade. Nessa praça está a belíssima Catedral de Santa Maria del Fiori. A igreja é impressionante, muito diferente das igrejas que eu tinha visto até então. A fachada é toda em mármore verde, branco e rosa – qualquer semelhança com a Mangueira é mera coincidência! – formando desenhos geométricos. Sua construção durou 150 anos e seu projeto é de Filipo Brunelleschi. No interior da Igreja, vários artistas deixaram seu toque, entre eles Donatello, que “assina” alguns dos vitrais.




















Ao fundo o Batistério, e uma legião de turistas...
Batistério di San Giovanni, onde Dante Allighieri, autor de “A Divina Comédia”, foi batizado. É a construção mais antiga da cidade, data dos séculos V e IX. Destaque para os lindos portões de bronze, entre eles o Portão do Paraíso, de Lorenzo Ghiberti, que narra passagens bíblicas.























Monterosso al Mare, na costa da Ligúria, dispensa comentários....








































Monumento em homenagem ao navegador genoves Cristovão Colombo.


Ah Genova e seu porto é fantástica.





















Em Gênova valeu a visita a este Palacio com o chão formando delicados mosaicos originais e ainda conservados.



























Ah bela Veneza, e ainda resiste ao tempo e à invasão de turistas que enchem os barcos e as rua, sempre é uma atração à parte.



























Palácio Ducale








Chegando na Piazza San Marco, praça onde há mais pombas do que pessoas, a imponente Basílica de San Marco é a atração principal, Basílica di San Marco - A construção da Basílica teve início no século 9, para guardar o corpo de San Marco. Seu estilo bizantino reflete a história de Veneza, que foi a primeira ligação entre o Ocidente e o Oriente. Sua fachada e seu interior são repletos de mosaicos..
































































































Castelo Sforcesco









Teatro La Scala, famoso pelas apresentações de Operas.







Galeria "Vitorio Emanuelle", onde circulam os mais refinados italianos, e há lojas de grifes em toda a galeria.










A Duomo de Milão, em estilo gótico impressiona...





























O happy hour é bem frequentado no centro de Milão.













A imponência do Castelo "Sforcesco" em todos os ângulos.





















































































































A Itália dispensa comentários, é linda por natureza, é imponente por si so, com seus monumentos, sua arquitetura, sua história, o pão delicioso sem bromato, ah as massas irresistíveis, os vinhos, ah e os sorvetes então, um capítulo à parte, há sabores para todos os gostos, o meu preferido é de pistache ou ainda de tiramisu.






































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário